Documentário para fim-de-semana

Acho que não é segredo para ninguém que a ideia deste desafio de prática de lixo zero me deixou, no início, um bocado apreensivo. Mas, para lá de todos os obstáculos com que parecemos deparar-nos (mas que são, quando bem vistas as coisas, mais de reprogramação de respostas a estímulos habituais, do que barreiras intransponíveis), tenho sido apresentado a uma forma diferente de viver a nossa relação com o consumo e com o desperdício que produzimos em sociedade. Mais do que "alternativa", estou cada vez mais convencido que se trata de uma forma imperativa, que temos de adoptar, de alteração de estilo de vida.

Para o fim-de-semana, permitam que vos sugira um documentário da National Geographic sobre o impacto do aquecimento global à escala mundial, protagonizado por aquele actor que faz as mulheres cá de casa suspirar no filme do barco que afunda, mas que eu gosto mesmo de ver é no filme sobre o homem que é atacado por um urso e deixado para morrer pelos restantes caçadores. Isso, sim, é um filme: o homem contra a natureza, a luta pela sobrevivência! Ele até ganhou um Óscar por esse papel!

Bem, e este “Before the Flood” (“Antes da Inundação”, mas em Português do Brasil “Seremos História”. Muito coloridos nas traduções, como sempre, os nossos irmãos do outro lado do oceano…) também fala muito sobre o homem contra a natureza e a luta pela sobrevivência, apesar de não se tratar de ficção. Com uma mensagem muito importante: cada um de nós, nas suas casas, pode fazer a diferença. Como? Através das nossas escolhas como consumidores, claro!

Vou deixar-me de parlapié e deixar-vos mas é o link para o filme: https://vimeo.com/191144108


Vão ver e comecem hoje mesmo a fazer melhores opções, para vocês e para todos!

Até uma próxima oportunidade, despeço-me com amizade,

Arnaldo

P.S.- Leonardo DiCaprio! É esse o nome do sujeito! Grande papel, naquele filme do urso!

Comentários

Mensagens populares