São malvas, senhor, são malvas!

A minha Pipuxa está muito preocupada com a questão dos cosméticos e dos produtos de higiene, neste nosso desafio familiar de lixo zero. Mas eu já lhe disse que temos de dar um passo de cada vez e usar de bom senso. 

Não vamos abdicar da pasta de dentes, só porque vem num tubo de plástico! Mas vamos procurar uma alternativa que tenha só essa embalagem e não a caixinha de papel à volta, que é uma embalagem passiva, da qual já vos falei aqui. E, claramente, vamos procurar uma marca que não use microplásticos na sua composição! 

Há plásticos na pasta de dentes?, perguntam vocês. Eu também fiquei horrorizada quando soube, mas há! Sabem aquelas pastas que têm "micro pérolas de limpeza"? Plástico! Como são muito pequenos, de até cinco milímetros de diâmetro, estes plásticos microscópicos passam pelas redes de tratamento de águas residuais, e acabam no mar, onde são consumidos pelos animais marinhos, alguns dos quais acabam no nosso prato. Portanto, ou os engolimos inadvertidamente, quando estamos a escovar os dentes, ou quando estamos a apreciar uma bela dourada escalada. De qualquer das formas, não há de fazer bem à saúde de ninguém, não é? 

E não é apenas nas pastas de dentes. Produtos esfoliantes, produtos de lavagem da roupa e da loiça (de novo, as "micro pérolas de limpeza" ou outro eufemismo similar) também podem conter microplásticos. A solução passa por adquirir produtos que não tenham polietileno, polipropileno e poliestireno (tudo nomes de plásticos "disfarçados" ) na sua composição!

Fica o alerta, mas adiante, que já me estou a adiantar num assunto que nem era o que vos vinha falar.

Portanto, a propósito da minha Pipoca e da sua preocupação, acho que há muitos artigos de higiene e cosmética que podem ser substituídos por receitas mais naturais e, naturalmente, sem desperdícios. Por exemplo, os nossos pais e avós, e os seus pais e avós, usavam mezinhas e receitas caseiras como produtos de beleza e tratamento de pequenas maleitas, e nós só beneficiamos em recuperar alguma dessa sabedoria popular ancestral!

E foi por isso que fiquei tão contente quando encontrei, no caminho para o mercado, malvas!


As malvas, que podemos encontrar (literalmente!) aos molhos, mesmo na cidade, têm muitas propriedades terapêuticas, analgésicas, calmantes e diuréticas.

Lembro-me de, em jovem, ter passado por uma fase em que a minha pele parecia estar constantemente em erupção e, nessa altura, seguindo o conselho da minha avó, ter feito chá de malvas, para limpar e combater a inflamação da pele. Há anos e anos que não me lembrava deste episódio, mas acabei por apanhar uma boa mancheia de malvas, que levei para casa. Lavei-as, pu-las a secar e guardei num recipiente fechado, para ir usando, conforme necessidade.


Para a limpeza do rosto, devem deixar ferver duas folhinhas de malvas num pouco de água. Tirem do lume, deixem arrefecer e coem. Depois, apliquem esta infusão, ainda morna, com uma gaze ou algodão sobre o rosto. No final, passem uma toalha suave sobre o rosto, apenas para retirar o excesso de humidade.

Alguém desse lado sabe mais usos para o chá de malvas?

Beijinhos da vossa Graciete

Comentários

Mensagens populares