Desafio Europeu 2030 (e não é nenhum campeonato!)

Bom, bom... A minha Graciete insiste que eu também tenho de publicar alguma coisa aqui e que a minha desculpa não pode continuar a ser que estou a investigar.

A bem dizer, não era uma desculpa. Era um argumento. Gosto de me inteirar dos assuntos, antes de falar sobre eles, e escrever num sítio a que todos podem aceder é uma grande responsabilidade!

Nas minhas investigações, tenho vindo a perceber que isto das embalagens (e sobretudo dos plásticos) tem uma dimensão muito maior do que alguma vez imaginei. E a minha família está mesmo em sintonia com as tendências!

Se não, vejam: a Comissão Europeia lançou a 16 de Janeiro uma estratégia europeia para que, até 2030, todas as embalagens de plástico no mercado da União Europeia sejam recicláveis e o consumo de plásticos descartáveis seja reduzido. Actualmente, os europeus enviam para reciclagem menos de 30% do lixo de plástico que geram.

Depois, há a questão dos microplásticos, que também se quer controlar, pois têm dimensões tão reduzidas que podem pairar no ar, instalam-se nos nossos pulmões e acabam na nossa comida. Ainda não se sabe quais as suas consequências para a saúde humana, mas, convenhamos, não podem ser boas, pois não?!

Ora façam lá a fineza de espreitar este artigo que seleccionei, porque me parece um bom ponto de partida para se inteirarem sobre estes assuntos.

Leiam com atenção e comprometam-se a fazer opções que não sejam tão prejudiciais à vossa saúde e à saúde de todos. Como a minha família.

Até uma próxima oportunidade, despeço-me com amizade,

Arnaldo

Comentários

Mensagens populares