Pipa sob protesto!

Primeiro, é o meu irmão, com aquelas imitações ridículas da minha pessoa, no vídeo de apresentação deste blog, depois, a minha mãe começa a tratar-me por todos os diminutivos infantis de que se lembra, na NET (a vergonha!), e, por fim (espero que seja o fim!), é a minha EX-melhor amiga (sim, Kikas, sim, estou a falar de ti!) que decide armar uma cena. Ninguém merece! Uma pessoa precisa de desabafar!

Eu sou boa amiga, a sério. Até tinha combinado ir com a Kikas às compras no sábado, porque ela ainda tinha algum dinheiro que lhe deram no Natal e queria aproveitar os saldos. E eu, que não queria comprar nada, não preciso MEEEEESMO nem daquela camisola nem de outro par de calças, ia com ela na mesma. Por um lado, porque a Kikas precisa de quem lhe ponha um travão e lembre que ela JÁ TEM uma pochete parecida com aquela, que quase não usa, porque só cabe o telemóvel e o gloss já fica metade de fora, e não interessa se só custa 5 euros, porque ela NÃO A VAI USAR! Por outro, porque a Kikas não tem a mínima noção de moda e precisa que alguém lhe lembre que o xadrês fica muito bem em saias plissadas (vejam os escoceses), mas não naquela camisa, e não interessa se tem mangas balão e se só custa 5 euros, porque ela NÃO A DEVIA USAR! (Não, não é um achado! Há uma boa razão para ter ficado na prateleira, mesmo a 5 euros, Kikas!)

Enfim, após 3 horas, muitas lojas e dois desastres evitados, decidimos parar para beber qualquer coisa. Ela pediu um batido e eu pedi um sumo-de-laranja-natural-sem-palhinha. E a Kikas ficou a olhar para mim com uma cara...

Vocês sabem que as palhinhas são feitas de plástico, certo? E que o plástico não é biodegradável, portanto, demora centenas de anos a "desaparecer". E se estão a pensar que como é só um bocadinho de plástico não faz mal, fiquem sabendo que, só nos Estados Unidos, se gastam 500 MILHÕES de palhinhas POR DIA!!! Portanto, tanto lixo, tanto desperdício, para quê?! Sugar uma bebida durante 2 minutos? Um gesto que, ainda por cima, nos enche de gases?! RI-DÍ-CU-LO! Foi o que eu disse à Kikas.

E ela, do nada, começa com uma conversa que, desde que a minha família decidiu mudar de vida (até parece que decidimos viver em casas nas árvores, no meio da floresta...), estou uma chata. Já não gosto de compras, até recuso palhinhas e ando a impingir as minhas opções a toda a gente.

Eu gosto de compras, só não gosto de desperdício! As palhinhas são um assunto tão importante, que até há um movimento chamado "The Last Plastic Straw" (A Última Palhinha de Plástico) e eu não estou a tentar impingir nada a ninguém! Mas, quando estamos a fazer uma coisa que achamos que é a certa, queremos partilhá-la com todos! Foi isto que eu lhe respondi.

Escusado será dizer que a nossa saída terminou logo ali, e que foi cada uma para o seu lado (eu para casa e a Kikas, de certeza, de volta às coisas de que não precisa e que não lhe ficam bem!).

O que me traz aqui.

Peçam as vossas bebidas sem palhinha! Não é difícil e cabe a cada um de nós optar por não as usar. Se gostam mesmo de palhinhas, há à venda reutilizáveis, de vários materiais, incluindo bambu, que trazem até escova de limpeza.

Recusem as palhinhas de plástico! (E, já agora, a publicidade não endereçada que vai parar às nossas caixas de correio também! É só arranjar um autocolante ou fazer um, escrevendo com um marcador grosso preto, num pedacinho de papel, "Publicidade, não, obrigado!" e colar com fita-cola em toda a área.)

:-* Pipa

Comentários

Mensagens populares